The Most Common Disease You’ve Never Heard Of

Em Janeiro deste ano, Shannon Cohn, a realizadora do documentário Endo What? que temos vindo a divulgar em sessões um pouco por todo o país, participou num evento TEDx organizado pela Universidade do Mississippi.

A apresentação, intitulada “The Most Common Disease You’ve Never Heard Of”, foi divulgada agora em Março, precisamente o mês dedicado à divulgação da Endometriose.

Num testemunho emotivo e marcado pela sua luta pessoal contra a doença, Shannon Cohn aborda alguns dos desafios bem conhecidos da grande maioria das portadoras de Endometriose: os inúmeros exames, o diagnóstico tardio, os diversos medicamentos e respetivos efeitos secundários, os tratamentos, as cirurgias, não esquecendo o tabu social que ainda caracteriza a temática da menstruação e problemas associados.

Na MulherEndo, revemo-nos naturalmente no apelo e no desafio lançado por Shannon Cohn nesta apresentação: se falar sobre um problema constitui o primeiro passo para ajudar a resolvê-lo, então há que informar, debater, partilhar, desmistificar ideias pré-concebidas, nomeadamente a de que ter dor menstrual é normal. Devemos continuar a procurar respostas para as muitas dúvidas que ainda persistem relativamente à Endometriose. Enquanto portadoras, devemos lutar para garantir o nosso direito à saúde e a uma maior qualidade de vida. Devemos isso a nós próprias, mas também às nossas filhas, mães, irmãs, amigas…

Na MulherEndo levamos esta missão muito a sério e estamos rodeadas de cada vez mais amigos e parceiros cujo apoio muito agradecemos. Continuamos também a contar convosco nesta luta. A apresentação de Shannon Cohn pode ser vista aqui. Haverá também muito em breve novidades sobre uma nova sessão de visionamento do documentário Endo What? em Lisboa! Estejam atentas/os!