Quando as praxes são boas e fazem o bem!

O nosso site tem sido pouco actualizado porque efectivamente o tempo disponível para o fazermos é reduzido, mas há publicações que têm mesmo de ser feitas, seja no dia ou seja com cinco meses de atraso. As nossas mais sinceras desculpas a estes alunos e à Escola.

Em Dezembro passado, a par dos anos anteriores, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, decidiu tornar a praxe numa oportunidade, não só de integração dos novos alunos, como de formação cívica e de solidariedade social. Esta praxe, designada como praxe solidária, é já uma tradição. É uma praxe voluntária e resume-se em grupos de alunos que saem pela cidade divulgando e solicitando donativos para poderem ajudar instituições. Em Dezembro de 2015, o curso de Fisioterapia da ESTeSL escolheu a MulherEndo como instituição beneficiária da praxe solidária. Segundo os alunos, a Associação é pouco conhecida e tem poucos apoios e foi nestes motivos que se baseou a escolha.

Deste modo, os alunos de Fisioterapia circularam pelas ruas da baixa de Lisboa, cantando cânticos de Natal, dos quais um foi adaptado à nossa Associação e venderam pequenos enfeites de Natal e laços amarelos [cor que representa a nossa doença] feitos à mão pelos próprios. Fizeram ainda a distribuição dos nossos folhetos informativos de forma a divulgarem a doença, bem como a nossa Associação.

Esta praxe foi muito gratificante para os alunos porque apesar de muitas pessoas terem mostrado desinteresse nesta actividade solidária e em contribuir, muitas foram as pessoas com quem tiveram oportunidade de falar um pouco e que desconheciam por completo a doença ou que, pelo contrário, sofrem com a mesma.

Esta actividade, que para nós é de louvar, culminou com uma angariação total de  €525,00, que reverteu na integra para a nossa Associação e com a sensibilização de dezenas de pessoas que, através desta iniciativa, ganharam consciência da existência desta doença, tendo já algumas recorrido à nossa Associação para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento médico adequado.

12388080_1254401504585475_1460310043_n

Por tudo isto, o nosso muito obrigado por todo o empenho destes alunos e pela escolha para esta praxe ter recaído a favor da MulherEndo.