EndoMarcha 2019

O passado dia 30 de março foi, uma vez mais, marcante para a MulherEndo: não só voltámos a representar Portugal na WorldWide EndoMarch, pelo sexto ano consecutivo, como superámos todas as expectativas no que diz respeito ao número de participantes, com cerca de 600 pessoas presentes na Praça do Comércio, em Lisboa. Após uma sessão de esclarecimento em que pudemos contar com vários especialistas em endometriose e também com testemunhos, demos início aos cerca de 4km de caminhada, fazendo literalmente parar o trânsito em algumas ruas da capital e reforçando a importância de haver uma maior consciencialização da sociedade em geral relativamente a esta doença.

Agradecemos à Dra. Filipa Ósório, à Dra. Fátima Faustino, ao Dr. Luís Vicente e à Dra. Ana Parreira por terem partilhado connosco algumas horas do seu sábado e algum do seu conhecimento.

Queremos agradecer à Câmara Municipal de Lisboa, à PSP e à Polícia Municipal pela colaboração em toda a logística no dia e previamente,  bem como ao IVI – Portugal, um parceiro sempre presente em todas as edições desta EndoMarcha. Contámos ainda com o apoio fundamental do Hospital dos Lusíadas (Lisboa), da Adidas, da Emílio Azevedo Campos S.A. e da Guerin – Enterprise Rent-A-Car. Houve ainda um patrocinador que não deseja ser identificado, mas ao qual não podemos deixar de agradecer.

Agradecemos ao Xavier Alexis Esteves, o nosso Designer voluntário que amavelmente nos ajuda todos os meses. Gostaríamos igualmente de deixar uma palavra de agradecimento aos projetos Maçã na Areia e Uma Gota no Oceano, que, de forma tão solidária, se têm associado à nossa causa. Agradecemos também à equipa VivaFit, responsável pelo aquecimento, à Comunicar-se – O Poder da Comunicação, pelo importante contributo na divulgação e promoção desta iniciativa, e ao Ricardo Oliveira (ArtStudio), pelo excelente trabalho no registo fotográfico e de vídeo. Deixamos ainda uma palavra de agradecimento ao Paulo Bragança Palcos e ao Miguel Dias pela importante colaboração. À Ercília Machado, atleta de alta competição, internacional pelo nosso país, que aceitou dar a cara e falar da sua experiência enquanto portadora de endometriose, o nosso muito obrigada. Estamos igualmente gratas a todos os voluntários que contribuíram para o sucesso deste evento. Sabemos que podemos continuar a contar convosco. A todos aqueles que de alguma forma fizeram um donativo, tenha sido antes ou no próprio dia, o nosso muito obrigado. Sem vocês nada disto seria possível!

Deixamos ainda um agradecimento muito especial aos vários familiares e amigos que ajudaram a colorir de amarelo as ruas de Lisboa e, em particular, a todas as mulheres que estiveram presentes nesta EndoMarcha. Os vossos sorrisos iluminaram um dia em que o sol teimava em não aparecer. É por isto que somos especiais: porque não deixamos que uma doença nos defina. Porque continuamos a dar a cara pela consciencialização de um problema que afeta quase 200 milhões de mulheres em todo o mundo. Porque em vez de deixarmos que a endometriose nos isole, estamos a criar uma comunidade de endoirmãs unidas na determinação em vencer esta batalha.

Juntem-se a nós em 2020 para mais uma edição da EndoMarcha. Para que mais nenhuma mulher sofra em silêncio!

Tags: No tags

Comments are closed.