Folar de Carnes light

Na páscoa, o folar salgado é tradicional no norte do país, e habitualmente preza pela riqueza em carnes e enchidos. Nesta receita foi possível reduzir 100kcal por cada porção, seja, 1600kcal por toda a receita quando comparado com uma receita tradicional (há várias!) e substituímos a farinha de trigo por farinhas com baixo teor em fodmaps – arroz, fécula de batata e amido de milho! Experimente e vai adorar!

Ingredientes:
100gr de fécula de batata
75gr de farinha de arroz
35gr de amido de milho (maizena)
4 ovos médios
sumo de 2 laranjas
2 colheres de sopa de açúcar rasas
2 iogurtes naturais (se quiser sem lactose)
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Recheio:
10 fatias de paio do lombo
5 fatias grandes de fiambre de porco cubos de chourição
8 fatias de fiambre de peru
200gr (cru) de frango

Preparação:
Pré-aquecer o forno nos 200ºC. Cozer o frango em água c/ sal q.b. e pimenta q.b, deixe arrefecer e desfiar finamente ou recorrer à picadora, deixando alguns pedaços.
Bater os ovos com os iogurtes e o açúcar, adicionar aos poucos o sumo de laranja, continuar a bater, incorporar as farinhas e fermento, e bater por mais 2 ou 3 minutos.
Untar um tabuleiro (ex. 25x20cm) redondo (de tarte), verter metade da massa, dispor as fatias de fiambre de porco, depois o paio, o fiambre de peru e por fim o frango desfiado/picado. Verter por cima o resto da massa, alisando-a com o auxilio de uma espátula.
Levar ao forno cerca de 20-30 minutos, ou até estar cozido e com um aspeto dourado. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Divida o total do folar em 16 porções (quadrados).

Notas:É importante que os ingredientes se encontrem todos à temperatura ambiente quando se começa a preparar a massa.

Receita elaborada pela Dra. Vânia Costa – Nutricionista