Glossário

As sementes são nutricionalmente muito ricas, pois são boas fontes de minerais, vitaminas, proteínas, fibra e gordura, essencialmente insaturada. A cada uma destas sementes se podem atribuir benefícios de saúde específicos e o valor nutricional varia de semente para semente. O truque para beneficiar de todas as vantagens no seu consumo reside em variar o tipo de sementes ingeridas.

Sementes de Abóbora
Fornecem minerais como o fósforo, magnésio, manganês, ferro, cobre e zinco. São uma boa fonte de vitamina K, E e vitaminas do complexo B. Ricas em ómega 3.
Benefícios: Acção anti-inflamatória, antioxidante, anti-microbiana e alcalinizante. Protegem o coração e são anti-hipertensivas. Promovem o relaxamento e o sono. Ajudam a controlar a absorção de açúcares do sangue. Permitem baixar o colesterol.

Sementes de Canhamo
Excelente fonte de ômega 3. Possuem minerais como o magnésio, ferro, cálcio e sódio. Vitaminas A C e E.
Benefícios: Propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. Ajudam no funcionamento do sistema imunitário e previnem doenças cardiovasculares.

Sementes de Chia
Fornecem minerais como o cálcio e o potássio. Ricas em vitaminas e ómega 3.
Benefícios: Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Permitem dentes e ossos mais saudáveis. Controlam os níveis de açúcar no sangue e os níveis de colesterol. Regulam o trânsito intestinal e o apetite. Previnem as doenças cardiovasculares.

Sementes de Girassol
Excelente fonte de magnésio, selénio e vitamina E. Ricas em ómega 3.
Benefícios: Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Protegem contra as doenças cardiovasculares e diminuem os níveis de colesterol.

Bagas de Goji
Ricas em vitamina A, C e K. Minerais onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio.
Benefícios: Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-cancerígenas. Fortalecem o sistema imunitário, beneficiam o sistema neurológico e melhoram a capacidade cognitiva. Previnem as doenças cardiovasculares. Aumentam os níveis de energia do corpo.

Sementes de Linhaça
Ricas em vitaminas B1, B2, C e E. Fonte de magnésio, fósforo, manganês, zinco e selénio. Ricas em ómega 3.
Benefícios: Propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. Melhoram o funcionamento intestinal. Ajudam a controlar a obesidade e a reduzir os níveis de colesterol. Previnem as doenças cardiovasculares.

Sementes de Sésamo
Também conhecidas como sementes de Gergelim, são ricas em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B.
Benefícios: Acção anti-inflamatória e antioxidante. Regulam trânsito intestinal e diminuem o colesterol. Controlam os níveis de açúcar no sangue. Possuem um efeito ansiolítico. Melhoram o funcionamento do sistema nervoso central. Previnem as doenças ósseas.