Infertilidade

É verdade que a Endometriose é a maior causa de Infertilidade feminina, no entanto, demasiadas vezes se transmite a ideia às mulheres de que ter Endometriose significa invariavelmente ser infértil. Isto não é verdade, muitas mulheres com Endometriose têm filhos.

Infelizmente, não existem estatísticas fiáveis que indiquem a percentagem de mulheres com Endometriose que não têm problemas de fertilidade, ou que têm problemas mas conseguem engravidar ou que nunca o conseguem. Assim, é impossível dar uma indicação fidedigna sobre a probabilidade de existirem problemas de fertilidade. No entanto, grosso modo, a probabilidade de existirem problemas de fertilidade aumenta com a gravidade da doença e, tal como em mulheres sem Endometriose, com a idade.

Estima-se que 60-70% das mulheres com Endometriose são férteis. Adicionalmente, cerca de metade das mulheres com dificuldades em engravidar conseguem fazê-lo eventualmente, com ou sem tratamento.

Para conhecer um pouco melhor os procedimentos mais indicados para as portadoras de Endometriose que apresentam Infertilidade, recomendamos a leitura DESTE resumo de uma das sessões de esclarecimento que promovemos no IVI Lisboa.