Juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença!

É com grande satisfação que partilhamos convosco que finalmente atingimos o nosso objetivo de recolher 4.000 assinaturas numa petição para entregar na Assembleia da República, onde, entre outros pedidos importantes, constará o pedido para a existência do Dia Nacional da Endometriose.

Iremos requerer uma audiência com o ministério da Saúde na qual pretendemos entregar um documento informativo sobre esta doença onde incluiremos os dados recolhidos no questionário realizado às portadoras de Endometriose Portuguesas e apresentaremos algumas propostas para melhorar a assistência às pacientes no Serviço Nacional de Saúde, bem como, para a formação médica, de modo a que o diagnóstico possa ser mais precoce, tentando assim evitar a evolução da doença às suas formas mais graves.  Neste questionário participaram mais de 700 mulheres. É um número reduzido se pensarmos que por cada 10 Portuguesas em período fértil, existirá uma portadora de Endometriose, mas é um número bastante significativo em termos estatísticos e um importante passo para o nosso país, uma vez que este é o primeiro estudo similar realizado em Portugal.

Tendo em conta a conjectura política actual do nosso país, vamos aguardar pelo menos até Janeiro para ter esta audiência e fazer a entrega da petição, mas não podíamos deixar de partilhar convosco esta notícia. Tendo em conta que ainda estamos a trabalhar na elaboração do material a ser entregue ao Ministério da Saúde estamos abertas a todas as propostas  e sugestões que nos queiram enviar por e-mail: [email protected]

Acreditamos que 2016 será um ano de mudança para todas nós e não queremos deixar de agradecer a todas as pessoas que se juntaram a esta causa e contribuíram não só para a recolha de dados como com a sua assinatura. Muito Obrigada!

SusanaFonseca