Plataforma Hoope

Apresentação do Portal – 30 de Abril – Fundação Calouste Gulbenkian

No passado dia 30 de Abril, a MulherEndo marcou presença na apresentação do portal Hoope, iniciativa que resulta da união de 28 associações de doentes portuguesas, premiada num evento europeu promovido pela Novartis. O seu objetivo principal é aproximar as associações dos cidadãos, especialmente doentes e familiares, de forma a facilitar o acesso a informações e serviços no âmbito da sua doença.

Como as portadoras de Endometriose tão bem sabem, são inúmeros os desafios com os quais se defronta qualquer pessoa em situação de doença, seja ela crónica ou aguda. Verificando-se muitas vezes uma incapacidade no SNS em dar resposta a todas as necessidades dos doentes, que passam muitas vezes por uma maior necessidade de informação, de encaminhamento adequado ou simplesmente de amparo, o papel das associações de doentes afigura-se como absolutamente imprescindível. Oferecendo aconselhamento com profissionais de áreas complementares, as associações de doentes permitem ao doente encontrar um espaço de exploração do significado da sua doença, permitindo-lhe, e à sua família, encontrar um caminho que traga uma maior qualidade de vida. Além disso, as associações de doentes podem exercer pressão no poder político, movimentando os interesses económicos na direção de quem pode beneficiar de novas leis e estratégias na saúde, através da criação de intervenções mais estruturadas e abrangentes.

A agregação de informação credível num só espaço, facilitando ao doente uma tomada de decisão consciente no que concerne ao seu percurso em saúde, é algo que se torna simplificado através deste portal Hoope. A máxima “Nada sobre nós sem nós”, que já terão certamente ouvido, assume uma dimensão nunca antes vista: reconhecendo-se às associações de doentes o seu importantíssimo papel junto da população, não substituindo mas sim complementando o ato médico, chega-se a um serviço verdadeiramente útil e pertinente.

Conheça a Hoope no site https://hoope.pt/

Tags: No tags

Comments are closed.