Receita de Granola Caseira

Há quem diga que a primeira refeição do dia é a mais importante! De facto, todas as refeições são importantes, mas é inegável que começar um dia com um bom pequeno-almoço é fundamental para repor energias e iniciar as actividades com outra motivação!

Infelizmente, se quiser fugir da tradicional torrada com manteiga e do leite com café [um pequeno-almoço nutricionalmente pobre], as opções disponíveis no supermercado e prontas a consumir não são de todo as mais equilibradas. Na realidade, os chamados cereais de pequeno-almoço não passam de alimentos processados ricos em açúcares e gorduras. E pode colocar-se a questão: E os “fitness”? Ou os integrais? Sim, também contêm, na maioria, açúcar e gordura! 

Assim sendo, como primeira receita, o Gabinete de Nutrição & Dietética, sugere-vos aventurarem-se na cozinha e prepararem vós mesmas a vossa Granola Caseira! Tem a vantagem de poder ser confecionada só com ingredientes saudáveis e numa conjugação que vá ao encontro dos vossos gostos pessoais! Nesta granola juntam-me ingredientes tão ricos nutricionalmente como os frutos oleaginosos (amêndoa, avelãs, nozes), cereais isentos de glúten como a aveia e gorduras saudáveis como o óleo de côco.

Ingredientes
4 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de miolo de amêndoa inteira com pele
1 chávena de miolo de avelã inteira com pele
1 chávena de nozes ou nozes pecan
3/4 de chávena de sementes de linhaça
3/4 de chávena de sementes de girassol
3/4 de chávena de pevides de abóbora
3/4 de chávena de sementes de sésamo
1/3 de chávena de geleia de arroz
4 colheres de sopa de óleo de côco
200gr de  pepitas cacau cru (opcional)

Preparação
Pré-aqueça o forno nos 150º e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Pique grosseiramente as amêndoas, as avelãs e as nozes. Numa taça grande misture-as com as sementes e as pevides.
Num tachinho, levar ao lume a geleia de arroz e o óleo de côco, em lume médio, até ficar bem homogéneo. Verta esta mistura na taça dos ingredientes secos e envolva bem. Espalhe esta mistura no tabuleiro, numa camada uniforme, e leve ao forno cerca de 10 minutos.
Retire do forno, mexa, e volte a levar ao forno por mais 20/25 minutos, revolvendo de cinco em cinco minutos, para que a granola não queime e possa ficar bem tostada por todo.
Com a granola ainda morna, junte-lhe as pepitas de cacau cru e envolva bem.
Depois de feita é só guardar a granola em frascos bem fechados, e claro, utilizá-la para um pequeno-almoço bem saudável!

Acompanhe com iogurte de cabra, natural bio (juntamente com fruta, por exemplo) ou com um bebida vegetal, de preferência biológica (arroz, aveia ou amêndoa).

Receita elaborada pelas diétistas do Gabinete de Nutrição & Dietética
.
Captura de ecrã 2015-06-8, às 15.18.53