Sopa de brócolos com amêndoas – MulherEndo

Com a chegada do Outono os dias frescos já se começam a fazer sentir. E as saladas e os pratos frios começam a dar lugar a refeições mais quentes e aconchegantes. Por vezes, isto traz alguns problemas, visto que na época do frio os pratos mais calóricos são (geralmente) os mais apetecíveis!

É certo que nesta altura o metabolismo fica ligeiramente mais acelerado (para manter a temperatura corporal), mas os cuidados com a alimentação devem ser mantidos, havendo à mesma muitas opções deliciosas.

Hoje a nossa sugestão é para um jantar.

O jantar, deve ser sempre composto por uma refeição nutritiva, saudável e, não menos importante, leve, uma vez que à noite o nosso metabolismo abranda e o corpo prepara-se para descansar.

Nesta receita juntamos nutrientes de um creme de legumes com o prazer da amêndoa torrada, rica em gorduras insaturadas (ideais para baixar o colesterol) e com propriedades anti-inflamatórias.

Sopa de brócolos com amêndoa (4 pessoas)

Ingredientes:
1 cebola picada
1 alho francês médio
1 fio de azeite
1 batata doce média
3 ramos de brócolos
50 g de miolo de amêndoa laminada
Água
Sal marinho integral q.b.

Prepraração:
Aloure a cebola picada e o alho francês no azeite. Adicione a batata aos bocados, a água e deixe cozer. Arranje os brócolos e junte ao preparado anterior. Entretanto leve ao lume as amêndoas, numa frigideira anti-aderente e deixe-as tostar (não necessitam que se adicione qualquer gordura). Triture os legumes com a varinha mágica, tempere com sal e sirva o creme de seguida, com as amêndoas laminadas por cima.

Um bom apetite!

As dietistas do Gabinete de Nutrição & Dietética,
Laura Holgado e Silvana Garção