Gelatina saudável de Manga Laranja

Há uns anos para cá tem-se ouvido muita propaganda a favor da gelatina. Há quem diga que emagrece. Há quem diga que faz bem às unhas e ao cabelo. Há quem diga que que hidrata a pele! Mas deixamos a questão: “será que os hipotéticos benefícios compensam os malefícios? “.

Felizmente existe uma opção totalmente saudável à gelatina, e é dela que vamos falar hoje. Mas antes, quero partilhar convosco um pouco mais sobre a forma como as gelatinas que encontramos nos supermercados são feitas. Muitas marcas já optam por gelatinas 0% de açúcar, mas para o sabor estar presente é necessário substitui-lo por outros elementos, possivelmente mais maléficos e ainda menos saudáveis do que o próprio açúcar. Para além da questão do açúcar ou dos adoçantes temos a questão dos corantes utilizados para a coloração das gelatinas que em termos nutricionais não acrescentam nada à nossa saúde, antes pelo contrário. Infelizmente não há no mercado uma opção que seja totalmente saudável, nem de gelatinas já prontas, nem das que vêm em pacote e é necessário juntar água.

Para quem não tem uma noção clara de como é feita a gelatina animal, recomendo que vejam o vídeo que colocamos a seguir. É um pouco longo, mas vale a pena para nos elucidar sobre esta questão. Se a portadora de Endometriose deve eliminar da sua alimentação as carnes vermelhas, fará sentido consumir gelatina animal?!

Para além da gelatina propriamente dita, é importante aprendermos a verificar todos os ingredientes dos alimentos que compramos. Existem muitos alimentos onde a gelatina animal está presente, discretamente disfarçada atrás do código E441.

Felizmente é possível comer gelatina 100% saudável e não dá mais trabalho a fazer do que a que se compra em pó. Existe uma alga, chamada Ágar- Ágar que confere a textura da gelatina. Podemos encontrar esta alga em forma de flocos em lojas como o Celeiro ou nos hipermercados Continente.

Hoje partilhamos convosco uma receita simples de gelatina de Manga e Laranja feita com Ágar-Ágar, mas se desejarem mais ideias basta fazerem uma pesquisa simples pela internet que vão encontrar várias combinações. O importante é usar sempre sumos naturais e fruta fresca, para que se mantenha o objectivo desta gelatina ser 100% saudável e sem açúcares adicionados.

Ingredientes
250ml de sumo de laranja natural
250ml de água
2 colheres chá de ágar-ágar
1 manga

Preparação
Colocar a água num tacho e juntar o ágar-ágar, levar a lume brando e ir mexendo até ferver. Deixar ferver cerca de 2minutos. Juntar o sumo de laranja e mexer bem. Na taça ou taças onde vão servir a gelatina, colocar a manga cortada em pedaços pequeninos. Verter a mistura por cima da manga e deixar arrefecer um pouco. Levar ao frigorifico até obter a consistência de gelatina.

Este artigo é uma adaptação do artigo originalmente partilhado no Blogue Mãe me Quero

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